Visite o Portal Futuro HoRa
logo

« voltar para notícias

Assessoria de Comunicação HoRa Uma apresentação do programa aos funcionários marcou o início do trabalho nas fazenda da HoRa
24/11/2018

Certificação BPA, o próximo desafio

Programa da Embrapa vai melhorar processos produtivos e aumentar sustentabilidade dentro das fazendas

A HoRa Höfig Ramos está implantando, em suas fazendas no Mato Grosso do Sul, o programa Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte (BPA), da Embrapa.  No último dia 20, o programa foi apresentado pelo seu coordenador, dr. Ezequiel Rodrigues  do Valle, da Embrapa Gado de Corte, aos funcionários da HoRa no escritório da Fazenda Nossa Senhora de Fátima, em Brasilândia.

O BPA é um conjunto de normas e procedimentos, desenvolvido pela Embrapa, que devem ser seguidos pelos produtores rurais para que, além de tornar os sistemas de produção mais rentáveis e competitivos, assegurem também a oferta de alimentos seguros, produzidos de forma sustentável. Os técnicos envolvidos no processo, identificam os pontos que necessitam de melhorias e auxiliam os produtores na correção, de modo a atender os requisitos do Programa BPA.

Para o diretor-executivo da HoRa, José Roberto Höfig Ramos, o programa ajuda a enxergar aquilo que o produtor está fazendo certo ou errado, de que maneira pode se preparar para melhorar os processos desenvolvidos. “O resultado é um atestado que, apesar de estar mais relacionado com o trabalho dentro da porteira, ao longo do tempo traz um reconhecimento para aquilo que é feito não só com propriedade mas com qualidade”, explica. Além disso, segundo ele, há um segundo ponto que é fundamental: “O trabalho torna a equipe da fazenda mais integrada, onde cada um conhece a importância daquilo que faz, da atividade que desenvolve, de como se organizar em relação a isso”.

José Roberto explica que, nos últimos cinco ou seis anos, o trabalho dentro da HoRa já vinha seguindo a lista de verificação de alguns pontos do Manual do BPA .  “Nós desenvolvendo processos recomendados como a reforma dos currais e adaptação de espaços, entre outros, de acordo com que o programa preconiza. Tudo dentro de um padrão para tornar a HoRa cada vez mais qualificada”, diz. Segundo ele, a meta é tornar as propriedades cada vez mais sustentáveis. Ele também quer envolver as propriedades vizinhas no processo. “Acho que essa profissionalização do manejo sustentável é o que a pecuária brasileira precisa”, afirma.

No programa, são apontados diversos pontos que influenciam a produção e que precisam ser verificados, para garantir a rentabilidade e a competitividade dos sistemas produtivos. Entre os pontos estão a gestão da propriedade rural, função social do imóvel rural, gestão dos recursos humanos, gestão ambiental, instalações rurais, manejo pré-abate, bem-estar animal, pastagens, suplementação alimentar, identificação animal, controle sanitário e manejo reprodutivo.

Para as propriedades envolvidas no programa há uma série de vantagens, diz José Roberto. Segundo ele,  é uma ferramenta de gestão, que permite a identificação e correção dos pontos críticos, para redução das perdas e da má utilização de produtos, assim como redução de riscos (ações trabalhistas e ambientais, por exemplo). Também há melhoria da qualidade da carcaça e do couro, agregação de valor e melhoria da competitividade e, por fim, permite acessos a mercados diferenciados.

 

 

 

 

 

José Roberto e Marga Höfig Ramos apresentaram o programa CAR ao dr. Ezequiel Rodrigues do Valle, da Embrapa