Visite o Portal Futuro HoRa
logo

« voltar para notícias

Equipe HoRa Um dos três animais da HoRa que foram classificados como elite
29/04/2019

Animais da HoRa se destacam no Teste de Desempenho de Touros Jovens

Os cinco touros que participaram do teste de desempenho conseguiram classificação elite e superior

 

Os cinco touros da HoRa Höfig Ramos participantes da 21ª. edição do Teste de Desempenho de Touros Jovens (TDTJ), conduzida pelo Núcleo Regional da Embrapa Cerrados, apresentaram resultados muito bons. Três deles foram classificados como animais elite e outros dois, superiores. O resultado agradou, já que a HoRa tem buscado cada vez mais animais de ótimo desempenho e que se destaquem dentro de qualquer grupo de contemporâneos. Essa foi a primeira vez que animais da HoRa participaram do teste.

O objetivo do teste é identificar animais de alto potencial, englobando informação de peso, ganho em peso, perímetro escrotal, biotipo e carcaça. Essas informações agregam o mérito genético dos animais e elevam o grau de confiabilidade.  O TDTJ foi implementado em parceria com o programa Nelore Brasil (coordenado pela ANCP), ABCZ e AGCZ. A avaliação é feita em sistema de integração lavoura-pecuária, permitindo provas de desempenho anualmente.

Durante todo o teste os animais foram mantidos em pastagens renovadas, de ótima qualidade forrageira, sendo suplementados com mineralização adequada para a categoria animal e época do ano.

A prova à pasto, na qual participam jovens animais com elevado potencial genético, mensura o peso dos animais pela idade padrão da prova (550 dias), o ganho médio diário e o perímetro escrotal. Ao final da prova são realizadas avaliações visuais e de carcaça, as quais complementam o índice final e classificam os animais como Elite, Superior, Comum e Inferior. O índice contempla 25% do ganho médio diário, 25% do peso corporal, 20% avaliação visual, pelo método EPMURAS, 10% perímetro escrotal, 10% área de olho de lombo (AOL) e 10% espessura de gordura subcutânea. Estas mensurações agregam na composição das DEPs e no Mérito Genético Total Econômico (MGTe), da ANCP, que engloba características de produção de valores econômicos.

A próxima etapa a ser realizada é o Teste de Eficiência Alimentar, com avaliação do Consumo Alimentar Residual (CAR), permitindo a identificação dos animais que melhor aproveitam o que consomem -  melhor conversão do alimento em músculo e gordura.  Ao final desta avaliação, já classificados os animais pela Prova à Pasto e Eficiência Alimentar, os garrotes poderão ser comercializados como Touros Jovens Avaliados e Aprovados pela Embrapa.

Animais destaque  -  Os animais 3061, 3035 e 3080 da HoRa, classificados como animais Elite no Teste de Desempenho de Touros Jovens da Embrapa, ocuparam as posições de 3º, 4º e 11º lugar, respectivamente. Os animais 2999 e 3080 da HoRa foram classificados como superiores, ocupando as posições de 21º e 27º lugar. Participaram 92 garrotes da raça Nelore de elevado potencial genético, oriundos de 20 agropecuárias distintas, selecionados por técnicos da Embrapa ou ABCZ. O pesquisador e doutor em Melhoramento Genético Animal e pesquisador da Embrapa Cerrados, Cláudio Magnabosco, foi o técnico responsável pela escolha dos animais da HoRa.

Na seleção, levou-se em conta a avaliação genética, a genealogia e biotipo, onde envolvem características de musculosidade, estrutura, racial, conformação, umbigo, sexualidade, angulação do osso sacro e a pigmentação desses animais. A HoRa acredita que estes animais tem grande capacidade de tornarem futuros reprodutores e capazes de gerar filhos qualificados para ganho de peso, qualidade de carne e de ótima fertilidade.

O resultado do teste mostrou que o touro Nelore da HoRa é um animal equilibrado, que se destaca em várias características interessantes, para ser usado como reprodutor a pasto.