Visite o Portal Futuro HoRa
logo

« voltar para notícias

Equipe HoRa A veterinária Fernanda Battistotti Barbosa, da Procriar, é a responsável pela avaliação da precocidade dos tourinhos da HoRa
17/07/2019

Nelore HoRa se destaca com excelentes índices de precocidade sexual

Na avaliação da safra de touros 2017, 76% do rebanho foi classificado como superprecoce ou precoce

 

A avaliação de precocidade é uma ferramenta de identificação de animais sexualmente precoces, que é usada para identificar quais tourinhos já produzem sêmen e com qual idade entraram na puberdade. Após as avaliações, os tourinhos são classificados de acordo com a idade à puberdade em: superprecoces (púberes até 14 meses), precoces (púberes entre 14 e 17 meses) e tradicionais (púberes acima de 17 meses).

Na HoRa Höfig Ramos,  todo esse trabalho é realizado pela Procriar, empresa de assistência veterinária e zootécnica, sendo desenvolvido em parceria com o Grupo de Pesquisa de Reprodução Animal de Mato Grosso do Sul (GERA-MS/UFMS), que realiza pesquisas na área de precocidade de machos zebuínos há mais de 12 anos.

Segundo a veterinária Fernanda Battistotti Barbosa, da Procriar, a avaliação é o único método capaz de identificar a puberdade em machos bovinos e isso é muito importante para o produtor. “Saber se um animal é superprecoce ou precoce têm impacto diretamente no progresso genético, pois  é uma característica herdável e, por isso, filhos(as) e netos(as) desses animais, também serão mais precoces”, explica.

Além disso, segundo ela, a identificação desses animais possibilita a eliminação da fase de recria, gerando uma grande economia na produção de touros, visto que um tourinho que entra em puberdade precocemente, tem plena capacidade de  alcançar sua maturidade sexual em tempo de ser utilizado para reprodução ainda na segunda estação de monta da sua vida (sêmen à fresco, criopreservado ou monta controlada). “É possível que, aos 24 meses, este animal já tenha filhos nascidos. Logo, a identificação de animais sexualmente precoces, além de acelerar o progresso genético, também diminui o intervalo entre gerações”, diz.  

A avaliação de precocidade é feita naqueles animais que apresentam uma boa imagem no ultrassom testicular, perímetro escrotal acima de 19 cm e consistência testicular firme. “Esses são submetidos à coleta de sêmen para verificar se já estão produzindo espermatozoides ou não. Quando um animal apresenta 10% dos espermatozoides vivos no ejaculado (motilidade progressiva), separamos uma amostra do material para fazer a concentração espermática, realizado no Laboratório de Reprodução Animal da UFMGS. Para ser considerado púbere, o animal tem que apresentar, no mínimo, 10% de motilidade e 50 milhões de espermatozoides no seu ejaculado total”, explica.

As imagens de ultrassonografia testicular coletadas a campo são posteriormente processadas e lidas no laboratório, através da contagem de pixel.  “Ao juntar os dados de contagem de pixel das quatro coletas realizadas, é possível ter uma curva de desenvolvimento de cada animal avaliado e o resultado obtido é incorporado aos demais dados coletados dos tourinhos”, diz a veterinária.

Segundo Fernanda, anteriormente acreditava-se que selecionar animais que apresentassem as maiores medidas de perímetro escrotal (PE)  significava selecionar animais mais precoces.  “Porém, atualmente, já se sabe que a seleção baseada apenas nesta medida nem sempre é certeira, visto que a chance de se selecionar um animal com PE maior, e o mesmo não ser sexualmente precoce, é de 50%”, afirma.

Na safra 2017 da HoRa, dentre os machos avaliados, 76% foram  identificados e classificados como superprecoce e precoce.  “Tratando-se de precocidade sexual, o Nelore HoRa se destaca com excelentes índices, demonstrando consistência e seriedade no trabalho de melhoramento genético desenvolvido”, afirma a especialista.

Segundo a veterinária, vale ressaltar que todo trabalho desenvolvido, contribui com o melhoramento genético animal. Em 2018, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) desenvolveu uma DEP genômica, denominada “Idade à Puberdade de Machos” (DIPM), baseada em todas as avaliações de precocidade sexual de machos. “A DEP é expressa em meses, e animais com DEP negativa para IPM são os animais mais sexualmente precoces”, explica.