Visite o Portal Futuro HoRa
logo

« voltar para notícias

Equipe HoRa Graças ao esforço de toda equipe, a HoRa passa a ser reconhecida pelas boas práticas de sustentabilidade
02/12/2019

HoRa Höfig Ramos recebe selo Ouro do BPA Embrapa

Fazenda Nossa Senhora de Fátima é oficialmente considerada sustentável

A Fazenda Nossa Senhora de Fátima, localizada em Brasilândia (MS), é  selo Ouro no programa nacional de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) da Embrapa Gado de Corte. Agora, a HoRa é oficialmente uma fazenda sustentável, preocupada com o meio ambiente, funcionários, bem estar animal e, claro, com lucratividade. O certificado foi entregue esta segunda-feia (2 de dezembro) pelo engenheiro agrônomo Ezequiel Rodrigues do Valle, coordenador do programa BPA, ao diretor executivo da HoRa, José Roberto Höfig Ramos, com  presença de todos os funcionários. “A conquista é de todos, que se envolveram nos processos e se dedicaram a melhorar os procedimentos”, disse José Roberto.

O BPA é um conjunto de normas e procedimentos, desenvolvido pela Embrapa, que devem ser seguidos pelos produtores rurais para que, além de tornar os sistemas de produção mais rentáveis e competitivos, assegurem também a oferta de alimentos seguros, produzidos de forma sustentável. “O selo é um grande passo na preparação dos produtores para os novos desafios do mercado internacional. Quando começarem a exigir certificação, os produtores com BPA terão que se adequar em dois ou três pontos, não em 100”, explica Valle.

Segundo Ezequiel Valle, quando o programa BPA foi construído a ideia era reconhecer e valorizar àquelas fazendas que trabalhavam a sustentabilidade, não só na parte ambiental. “É sustentabilidade é um todo: a parte ambiental, a parte trabalhista – empregados bem tratados, com moradia, filhos na escola – mas também a parte econômica. A fazenda tem que ser economicamente viável, negócio é para isso”, afirma. O selo BPA Ouro indica que a fazenda atende a todos esses requisitos, diz Valle.

Para marcar a entrega, nesta segunda-feira (2), foi organizado um evento com todos os funcionários da Fazenda Nossa Senhora de Fátima.

Confira a programação:

13H30   Boas-vindas*

José Roberto e Marga Hofig Ramos

 

14H     Protocolo BPA: cuidados e orientações  

Dr. Ezequiel Rodrigues do Valle, Embrapa Gado de Corte

 

15H     Café

 

15H30   Uso de cultivares de forrageiras na formação de pastagens

Dra. Cacilda Borges do Valle, Embrapa Gado de Corte

 

16H30   Encerramento