Visit the HoRa Future Portal
logo

« voltar para notícias

24/03/2020

Série HoRa inova na transmissão de conhecimentos e experiências

A série está em várias plataformas para ajudar os produtores

A agropecuária HoRa Höfig Ramos, de Brasilândia (MS), quer mobilizar a cadeia produtiva da carne com informações que possam contribuir para melhoria do rebanho de corte brasileiro. Para isso, lançou a Série HoRa, uma forma de transmitir conhecimento, informações e práticas sobre gestão dos rebanhos. A série já está no ar, em multiplataformas - no site (https://www.agrohora.com.br/seriehora.php?lc=pt), nas redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram – e junto aos parceiros, com posts temáticos, explicando todo o trabalho que é desenvolvido e apresentando graficamente exemplos como reduzir custos e obter maior lucratividade.

A pecuária moderna e lucrativa exige avanços em termos de tecnologias e inovação. No entanto, segundo o último Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a maioria dos estabelecimentos agropecuários do país, 77% (3.897.408), foi classificado como de agricultura familiar, sendo responsáveis por 23% do valor da produção e ocupando uma área de 80,89 milhões de hectares.

A maioria é formada por produtores que não tem acesso a grandes tecnologias, principalmente no setor de pecuária de corte e que, em muitos casos, continuam com práticas defasadas e pouco lucrativas. A estimativa dos estudiosos do assunto é que, em 20 anos, 60% dos atuais criadores de gado deixarão a atividade por falta de lucratividade já que o custo de produzir carne é cada vez maior para quem não tem o acesso às tecnologias que, hoje, são cada vez mais comuns em grandes propriedades. 

A ideia da série é que toda a cadeia de produção, independentemente do tamanho da propriedade, possa utilizar as informações qualificadas sobre essas tecnologias, que foram testadas e comprovadas em quase 60 anos em selecionamento genético de Nelore. A transferência de conhecimento, com informações testadas, pode colaborar no processo de tomada de decisão. Mostrando a experiência da HoRa, o produtor pode, a partir daí, comparar com outras e adotar critérios de selecionamento que mais se adaptam ao seu rebanho

“A HoRa tem o compromisso de contribuir com a pecuária brasileira, ajudar a tornar o rebanho brasileiro melhor, com carne de qualidade. Dessa forma, pensamos em transmitir informações simplificadas e acessíveis para que os rebanhos de corte atingiam índices de qualidade cada vez melhores e com lucratividade”, explica José Roberto Höfig Ramos, proprietário da HoRa.

A primeira fase da Série HoRa trata sobre Melhoramento Genético, com as  informações baseadas em estudos de instituições reconhecidas pelo trabalho de desenvolvimento na pecuária de corte, como EMBRAPA, Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) entre outras, além de práticas e pesquisas desenvolvidas dentro da Fazenda Nossa Senhora de Fátima, sede da HoRa, por pesquisadores e parceiros. “Tudo de melhor que já aplicamos na HoRa e que deram bons resultados estará ali, para quem quiser conhecer nossa experiência”, diz José Roberto.

A HoRa foca no futuro, desenvolvendo projetos inovadores, ampliando processos de gestão junto a funcionários, acadêmicos, grupos de pesquisa, parceiros e outros públicos. Sua dedicação e trabalho diferenciados creditam à HoRa reconhecimento nacional e internacional. É sua marca registrada a garantia de seus produtos, priorizando a proximidade e o atendimento aos criadores que compartilham da responsabilidade de produzir a melhor carne do mundo.

Siga-nos

Instagram @hora.hofigramos

Facebook @horaagronegocio

Twitter @horahofigramos

Linkedin https://www.linkedin.com/company/hora-hofig-ramos