Animais serão ranqueados pelo programa e terão DEPs
A HoRa Höfig Ramos está participando oficialmente do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), o PMGZ Comercial, lançado recentemente pela Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos (ABCZ). O programa abrange os criatórios comerciais com foco nos rebanhos produtores de carne e leite e auxilia os criadores no processo de seleção da fazenda, identificando os bovinos mais precoces, férteis, de melhores índices de ganho de peso ou de produção de leite.
A HoRa inscreveu cerca de 1,5 mil matrizes cara-limpa.
A história de trabalho e dedicação da Hora no desenvolvimento do melhoramento genético está presente também no seu rebanho comercial, nos mesmos moldes do trabalho feito com o rebanho PO, na Fazenda Nossa Senhora de Fátima, em Brasilândia (MS). Porém, os dados vinham sendo utilizados apenas internamente.
Segundo a ABCZ o ranqueamento é uma solicitação antiga de criadores associados que, além de gado PO, trabalham com gado comercial. Com o programa, serão analisados a morfologia, a produtividade, o peso à desmama, intervalo entre partos e gerar DEPs e avaliações genéticas, de forma a organizar e melhorar os índices dos rebanhos cara-limpa. “Além dessas análises, que a gente já fazia, esse programa gera também gráficos e dados, com informações mais precisas. Nos dá uma visualização melhor do processo de melhoramento genético”, diz Luiz Tavares, gerente comercial da HoRa.
Veja a reportagem completa no nosso canal do Youtube.