Visite o Portal Futuro HoRa
logo

« voltar para notícias

21/08/2018

HoRa 2746 é selecionado para Reprodução Programada

O animal, que participa do 5.Leilão Genética Provada da HoRa Höfig Ramos, durante a Expogenética, foi um dos selecionados para participar do RP, que identifica os melhores touros jovens do país

O touro HoRa 2746 é um dos grandes destaques do 5º. Leilão Genética Provada HoRa Höfig Ramos e Convidados, que acontece nesta terça-feira (dia 21), à partir das 20 horas, durante a ExpoGenética, no Parque da ABCZ, em Uberaba. O touro, quase completando agora 24 meses, está entre os três animais mais precoces da história do Nelore e foi um dos selecionados para participar, em 2018, do programa Reprodução Programada (RP) da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP).

Segundo o doutor em Melhoramento Genético  e pesquisador da Embrapa Cerrado e ANCP, Cláudio Magnabosco, o 2746 se credenciou pelo seu pedigree e com avaliação genômica consistente. “Ele se se destacou nas avaliações intrarebanho da seleção PO da HoRa e congelou sêmen aos 9 meses de idade, ainda bezerro, o que é uma raridade”, explica. Segundo o pesquisador, o animal é uma das joias que a HoRa apresenta na safra 2018-19. “Esperamos que  contribua no programa com material genético de qualidade, com muita velocidade de crescimento, muito acabamento, reprodução e, principalmente, precocidade sexual”, diz.

A Reprodução Programada da ANCP existe há mais de 20 anos e tem se mostrado uma ferramenta muito eficaz na identificação de touros jovens de todo o País. “Tem um controle muito rigoroso, de milhares de animais são escolhidos apenas 10 a 20 por ano, que ficam no programa por dois ou três anos para ter a progênie avaliada. Só então saem a relação de touros aprovados”, explica. Em 20 anos, o programa colocou cerca de 200 animais em centrais de inseminação, todos avaliados e aprovados e que, geralmente, se tornam líderes de vendas de sêmen. “Dessa maneira, um touro identificado, indicado e escolhido para RP, como é o caso do HoRa 2746, tem uma chance excepcional de ser avaliado e aprovado no Brasil inteiro”, diz.

Magnabosco acredita que a participação do HoRa 2746, dentre outros produtos da HoRa que vão surgir e que estarão aptos para participar, “é a contribuição do Nelore HoRa para melhoria da eficiência e eficácia na qualidade do rebanho brasileiro no que diz respeito à pecuária de corte moderna, lucrativa e com ótima relação custo/benefício”, afirma.

O leilão será transmitido ao vivo pelo Canal do Boi. A realização é da Central Leilões, com pagamento facilitado em 30 meses e frete facilitado para todo Brasil.