Visite o Portal Futuro HoRa
logo

« voltar para notícias

Arquivo HoRa As fêmeas já se acostumaram com as novas instalações
02/10/2018

Começa coleta de dados de Prova CAR

As 169 fêmeas já se adpataram ao sistema Intergado e agora passarão a medidos o consumo e peso todos os dias

 

Depois de um período de adaptação de 15 dias, começou efetivamente a primeira prova de Consumo Alimentar Residual (CAR) da HoRa Höfig Ramos, na Fazenda Nossa Sra. de Fátima, em Brasilândia (MS). No sábado, dia 29, foram coletados, através do sistema Intergado, os primeiros dados válidos de consumo e peso vivo das 169 fêmeas com idade média de 12 meses em teste. A prova buscar identificar os animais que têm melhor eficiência alimentar, produzindo mais carne consumindo menos..

Segundo doutorando em Zootecnia e responsável pelo teste, Adriano Crozara, colaborador do projeto de pesquisa de caracterização e seleção genética para eficiência alimentar da Embrapa Cerrados, as fêmeas já se adaptaram à dieta – que simula um pasto de boa qualidade como os ofertados pela HoRa – e já estão acessando o cocho e a balança corporal normalmente. “A partir de agora, começa a coleta dos dados válidos diariamente.  Ao final da prova, também será feita avaliação de ultrassonografia de carcaça. No dia 8 de dezembro, faremos a pesagem final e começaremos a rodar os dados estatísticos. Até dia 15 de dezembro, poderemos divulgar a classificação para eficiência alimentar”, disse

Todas as fêmeas em teste serão desafiadas também, a estação de monta que começa este mês. Estas passarão por inseminação artificial em novembro, identificando as mais precoces, que devem emprenhar com até 15 meses de idade.

A mensuração do CAR serve para identificar uma das principais características econômicas procuradas pelos produtores de carne: a eficiência alimentar. Produzir mais carne com menos custos significa maior rendimento final para o pecuarista.  Na HoRa, serão avaliados animais PO e cara-limpa (CL) da Genética Podium - a genética que está sendo trabalhada na HoRa para melhor produção de carne, reprodução e biotipo da raça Nelore. Os dados adquiridos serão trabalhados junto da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), buscando melhorar as Diferenças Esperadas nas Progênies (DEPs) e as acurácias destas.