Visite o Portal Futuro HoRa
logo

« voltar para notícias

Foram escolhidos os melhores animais da safra 2018
06/08/2020

HoRa oferecerá touros com índices econômicos e perfil genético diferenciado

Os animais são resultado de acasalamentos pensados para para otimizar características que garantem o aumento de fertilidade

O 7º. Leilão Genética Provada HoRa Höfig Ramos, que acontece de forma virtual durante a Expogenética 360º, no dia 18 de agosto, à partir das 20 horas, ofertará uma seleção especial de 100 touros Nelore PO, em lotes individuais, duplos e megalotes, voltados para o desempenho em fertilidade. Os animais foram escolhidos entre os melhores da safra 2018 da Fazenda Nossa Senhora de Fátima, de Brasilândia (MS), pela Melhora + e Guto Assessoria para integrar o remate, comandado pela Programa Leilões. A transmissão será pelo Canal do Boi e pelos canais HoRa no Youtube, Facebook e no Twitter.

Segundo Gilberto Augusto Honório, da Guto Assessoria, um dos responsáveis pela escolha dos touros, o Nelore HoRa vem apresentando uma evolução constante nos últimos anos. Prova disso, são os sete touros da HoRa contratados recentemente pelas centrais de inseminação. “A HoRa faz acasalamentos dirigidos e criteriosos, conduzidos pelo doutor Fabiano Araújo, da Aval. E, com estes touros melhoradores em centrais, ela mostra um avanço genético muito forte nos quesitos habilidade materna, peso a desmama, peso ao sobreano, AOL, espessura de gordura”, diz. De acordo com Guto, os animais que estarão em leilão são animais melhoradores para qualquer tipo de rebanho. “A evolução do Nelore está no Nelore HoRa”, garante.

O veterinário doutor Fabiano Araújo, da Aval Serviços Tecnológicos, é responsável, há cerca de 20 anos, pelo programa de melhoramento genético da HoRa. Segundo ele, são trabalhadas seleções para aumentar a produtividade em termos de desempenho. “Mas, principalmente, atendendo os clientes que usam do ciclo completo da pecuária como sua atividade principal”, diz.

Nessas seleções, busca-se características importantes de resultados em estação de monta como precocidade sexual pela DEP 3P (probabilidade de parto precoce), perímetro escrotal, stayabillity (fertilidade e produtividade) e acabamento. “Nós priorizamos desde o pré-acasalamento para otimizar essas características que garantem o aumento de fertilidade”, explica Araújo.

A safra 2018 é especialmente indicada por Araújo para quem quer agregar alta fertilidade com resultado econômico para seu rebanho. “Preste atenção no nivelamento genético, não só em índices econômicos, mas na formatação e no perfil genético desses touros que realmente está diferenciado”, afirma.

Para  o gerente comercial da HoRa, Luiz Tavares, a seleção de animais que estará no leilão virtual reflete todo o caminho percorrido pela HoRa nos últimos 30 anos. “Queremos mostrar na grande vitrine da genética, que é a Expogenética, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela HoRa, demonstrando que investimentos em pecuária de ponta trazem resultados para a lucratividade do produtor. Essa safra está muito boa e tenho certeza que nossos clientes, de qualquer lugar do Brasil, ficarão satisfeitos”, afirma.

A HoRa participa da Expogenética 360º com o pavilhão virtual número 10.