Visite o Portal Futuro HoRa
logo

« voltar para notícias

25/07/2018

HoRa ofertará animais com genética “multicodificada” durante Expogenética

Leilão terá touros que reunem as principais características de produtividade em cada animal

Um dos grandes objetivos da ExpoGenética, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), é identificar e destacar os animais com características melhoradoras, em um evento do qual participam os principais programas de melhoramento genético do Brasil e conta com uma programação diversificada, que reúne novidades científicas, debates e mostra de animais avaliados. “Não há como debater o futuro da pecuária sem falar em melhoramento genético. E esse é o grande objetivo da ExpoGenética. Precisamos entender o que o mercado espera de nós, e nortearmos nossa seleção para atender essas necessidades. E isso só é possível através da genética”, afirma o presidente da ABCZ, Arnaldinho Borges.

Segundo Borges, essa edição da ExpoGenética traz como tema os 50 anos de criação da prova que deu início ao Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, o PMGZ. “O programa é responsável direto para que o rebanho brasileiro chegasse a esse nível de qualidade técnica que tem, atraindo, cada vez mais, a atenção dos mercados interno e externo”, explica. Para ele, qualquer programa de melhoramento genético tem o papel de auxiliar o criador no processo de seleção do rebanho. “E justamente por isso a postura do pecuarista é tão importante quanto às diretrizes do programa. Sozinho, o PMGZ ou qualquer outro programa, não é eficiente. É preciso que o criador faça a sua parte, completando o processo de seleção”, afirma. 

É nesse ambiente de pesquisa e alta qualidade genética que acontece o 5º. Leilão Genética Provada HoRa Höfig Ramos e Convidados, com 80 touros Nelore geração 2016, escolhidos a dedo entre os melhores representantes da genética HoRa. O leilão será realizado no dia 21 de agosto, a partir das 20h30, no Tatersal Rubico Carvalho, pela Central Leilões e com transmissão pelo Canal do Boi. “Acompanhamos o trabalho que a HoRa Höfig Ramos tem desenvolvido ao longo de todos esses anos, mantendo-se como um dos principais rebanhos de Nelore do país. A HoRa se preocupa com a genética e a sustentabilidade, que são dois pontos extremamente importantes para prática da pecuária no país, hoje”, afirma Borges. 

Os animais escolhidos para o leilão são os melhores da safra 2016, dentro de uma criteriosa avaliação interna, levando-se em conta também o tipo morfológico de cada animal, que serão vendidos com o registro definitivo na ABCZ e exame andrológico. Cada animal, segundo o veterinário Fabiano Araújo, da Aval Serviços Tecnológicos, parceiro estratégico da HoRa, reúne resultados genéticos únicos. “São touros com genética multicodificada, que se destacam entre tudo o que se faz hoje no Brasil”, avalia. 

De acordo com Araújo, a HoRa reuniu as principais características de touros melhoradores de rebanho em cada um dos animais a serem leiloados. “Eles não são simples animais, são ‘pacotes tecnológicos’, com características de produtividade que geralmente não são encontradas todas juntas: fertilidade, velocidade em ganho de peso, precocidade sexual, rendimento e acabamento de carcaça com terminação frigorífica”, afirma. 

O veterinário diz que ganho genético que os animais levam para o rebanho é muito grande, “encurtando” o caminho da seleção. “Isso representa economia no custeio e mais valor no produto final”, diz. Essa, segundo ele, é uma preocupação da HoRa para com seu cliente, agregar valor em características de produtividade no P.O a campo. Toda essa alta qualidade genética é embasada pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN), desenvolvido pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), do qual a HoRa faz parte desde 1999. “Além do nosso programa, a HoRa utiliza todas as tecnologias de ponta e parcerias com os melhores profissionais no seu trabalho de selecionamento. Seus resultados são sólidos e bem reconhecidos”, explica o presidente da ANCP, professor doutor Raysildo Lôbo. 

Segundo Lôbo, a HoRa possui animais que se destacam no rebanho brasileiro porque conseguiu reunir as funcionalidades desejadas para a pecuária nacional. “São rústicos, adaptados, com precocidade sexual, habilidade materna, com ótimo acabamento de carcaça e, agora, está pesquisando sobre eficiência alimentar. Ou seja, um rebanho com essas características reunidas é o ideal para o Brasil”, aponta.